domingo, 17 de novembro de 2013

Projeto Folclore

CRECHE MUNICIPAL JARBAS TEODORR FRÓIS.
PROJETO: FOLCLORE
DATA: 12/08 á 23/08/2013
Professoras: Rozilda e Maryney Marcia Jorge e Fatima
INTRODUÇÃO

Podemos chamar de folclore aquilo que é fantasia invenção de um povo onde são envolvidas suas tradições,costumes e lendas.São manifestações populares que podem aparecer em festas ,alimentos, remédios, crenças,superstições, danças, contos populares, provérbios, apelidos, artigos de artesanatos, brincadeiras infantis dentre outras vários.
Esses elementos folclóricos são transmitidos de pai para filho de geração para geração, sem que se percam ao longo do tempo. Variam de região para região, de grupo social e etnia. Assim a palavra folclore e derivada da palavra “folk” e lore, que significa povo e conhecimento respectivamente. O surgimento da data se através do arqueólogo inglês willianJhonThoms, onde o mesmo resolveu fazer um estudo sobre lendas e tradições de seu pais onde o mesmo pediu apoio a uma revista de Londres . A revistapublicou a carta no dia 22 de agosto de 1846, motivo pelo qual foi escolhido como o dia do folclore.
Já o folclore brasileiro se originou através da mistura de diferentes raças como as dos negros, índios e brancos que colonizaram nossa terra. A mistura dos conhecimentos de cada uma dessas raças foi sendo transmitida para outra formando a nossa identidade cultural. Os personagens folclóricos mais conhecidos da nossa cultura são: o curupira o homenzinho que vive na floresta e que tem os pés voltados para trás, possui cabelos vermelhos e que protege a natureza dos homens que tentam destruí-la. O Saci-Pererê, negrinho de uma perna só, usa um gorro vermelho na cabeça e fuma um cachimbo, faz travessuras, esconde objetos, entra em redemoinho e também e também assusta pessoas que tentam destruir a floresta. O boto é uma espécie de peixe que se transformaem homem para encantar as moças, levando-as para morar com eles nos rios do amazonas. A mula sem cabeça é uma mulher que fez tanto mal que a própria natureza a fez soltar fogo pela cabeça como castigo.
A necessidade de manterviva a cultura dos povos de forma  a proporcionar e divulgar oconhecimento  e as informações tão necessárias na construção de nossa história levou  a  desenvolver  este projeto,  que auxilia na compressão do “Hoje”  baseando  em experiências anteriores resgatando o “ontem”,sem que o mesmo se apague com tempo e as novas gerações não tenham acesso a sua origem. Os contos folclóricos fazem parte do patrimônio cultural da humanidade, pois cada povo tem um jeito especial de compreender o que acontece Os textos folclóricos procuram explicar fenômenosnaturais e forças desconhecidas. Estes são lidos e falados por pessoas comuns de todas as raças e religiões e criam mitos lendas, danças ,musicas hábitos  e tradições  .Assim o saber popular mostra-se através dos contos folclóricos, que provérbios  gerações .Folclore é um conjunto de tradições ,crenças populares conhecimentos lendas, superstições, jogos, poesias, artesanatos contos,enfim tudo que faz parte da cultura e memoria de um povo.
JUSTIFICATIVA
A necessidade de se manter viva a cultura dos povos de forma a proporcionar e divulgar o conhecimento e as informações tão necessários na construção de nossa história me levou a desenvolver este projeto que auxilia na compreensão do hoje baseando em experiências anteriores resgatando o ontem sem que o momento que apague com tempo e as novas gerações não tenham acesso a sua origem.
Tendo em vista que nossas crianças tem muito contato com brinquedos eletrônicos e de personagem ligadas a desenhos animados, muito destes que não oferecem as crianças possiblidades de trabalhar o imaginário, pois o brinquedo em se brinca sozinho a criança precisa desenvolver sua imaginação,para criar brincadeiras e por que não produzir seu próprio brinquedo, levando em conta personagens de personagem de Monteiro Lobato no sítio do pica-pau amarelo nossos alunos vivenciando a brincadeira tradicional passada de geração em geração, é que se tornou eterna no folclore brasileiro.
OBJETIVO GERAL
·         Ter conhecimento do folclore brasileiro, identificando suas características e valores.
OBJETIVO ESPÉCIFICO
·         Resgatar tradições;
·         Valorizar o folclore brasileiro;
·         Resgatar brincadeiras e músicas folclóricas;
·         Estimular a criança e sua imaginação;
·         Estimular o raciocínio e atenção;
DESENVOLVIMENTO
·         Conversa informativa recolhendo dados que já conhecem e o que conhecem contando histórias e lendas com perguntas.
·         Contar histórias do Saci-Pererê, lenda da Iara, entre outras lendas;
·         Massinhas para modelagem, pinturas,
·         Assistir DVD;

·         Mural com suas atividades;

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